quinta-feira, agosto 16, 2012

Tudo novo


Não sei muito bem como começar a minha primeira postagem... hum.. que tal contando os motivos que me levaram a montar um?

Bom, a intenção de criar um blog não é para me promover, ou porque eu seja viciada nos assuntos que quero tratar aqui (apesar de estar viciada sim, no momento). Criei o Crespim, sim! como uma forma de selar um compromisso  com os cuidados com os meus cabelos.

Hein? Como assim? Do que ela tá falando?

Acho melhor contar brevemente a minha "saga".

Fazem 5 dias que eu cortei o meu cabelo "joãozinho". Aliás, esse era o meu apelido entre as minhas irmãs até os meus 7 anos de idade, por que de todas o meu cabelo sempre foi o mais curto, nunca conseguia fazer um rabo de cavalo. E pra "piorar", o meu cabelo é super crespo. Relaxo os cabelos com guanidina desde os 14 anos (na verdade, comecei com hidróxido de sódio e aos 16 mudei pra guanidina) e hoje, aos 25 anos, resolvi dar adeus à essa agreção ao meu corpo. 

Sim, guanidina é uma agressão, pois machuca o couro cabeludo. Quem usa, sabe o mal que faz. Sem contar que estraga demais os cabelos. E mesmo com tanto tempo relaxando os cabelos, eu nunca estava satisfeita, nunca senti que eles eram bonitos.

Há alguns anos eu tenho vontade de ter cabelos cacheados, pois vivi prisioneira da chapinha por mais de 5 anos. Após alguns episódios de queda capilar brusca, joguei a chapinha fora (maneira de dizer, hehe, tenho guardada uma Taiff, ótima, mas que usei pouquíssimas vezes) e resolvi q usaria o cabelo "natural", ou seja, apenas com o efeito do relaxamento. Então eu enchia o cabelo de creme de pentear e definia os cachos amassando com toalha, pomada, etc. E foi assim por todo esse tempo.

E essa ladainha toda é para que?

Em resumo, o blog é para eu registrar e, assim, me comprometer, o meu processo de transição. Sim, por que eu deu adeus a relaxantes e resolvi assumir o meu cabelo natural. E ao tomar essa decisão, um novo mundo se apresentou pra mim. Descobri que os três meses sem relaxar os cabelos e ficar com as raízes "gritando" tem nome: fase de transição. Eu sou muito impaciente e tomei uma decisão radical no último final de semana: cortei todo o cabelo (pra não ter que raspar) que tinha química. E descobri que isso também tem nome! BIG CHOP, ou grande corte. Estou bigshopada! E como eu tenho só três ou quatro centímetros de raíz, meu cabelo está "joãozinho". Isso me remete às minhas tristes memórias infantis (hhueuheue), ma descobri também que na verdade, o nosso cabelo "joãozinho" chama-se teennie weenie afro (ou TWA) nos EUA. 

UAU!!!

Estou descobrindo tantas coisas e quero compartilhar tudo o que tenho aprendido com quem passou pelo mesmo martírio que eu e quer acabar com isso. O que conheço de gente que estão com os cabelos estragados e quase ficaram carecas por causa de químicas no cabelo não tá no gibi. 

Então o blog me ajudará a me dedicar a cuidar do meu cabelo crespim, a trocar experiências e a compartilhar tudo o que tenho aprendido. Por que a demora para eu me livrar das químicas e aceitar meu cabelo tal qual como ele é deve-se sobretudo a falta de informação. E eu, como pedagoga e futura bibliotecária, sinto a necessidade de disseminar informações.

Então é isso. Pra quem estiver afim de acompanhar a minha luta, sinta-se a vontade! Acredito que será muito divertido.

Beijos!


2 comentários:

  1. Oi Aline!

    Gostei muito do seu blog!! Lindão, me identifico muito contigo, achei você lá no Meninas Black Power e te achei muito corajosa! Também tô nessa te transição, mas fui mais radical que você..raspei TUDO!haahaha tô feliz assim, minha vida melhorou, acredito que a sua também tenha melhorado...Bom é isso, continue nos contando sua saga e se quiser saber mais da minha, se achegue lá no Favela Fina, meu blog, onde escrevo tudo o que me vem a careca.
    Chêro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi hanayrá! muito obrigada pelos elogios! e parabéns pela sua coragem rsrs! antes do joãozinho pensei várias vezes em raspar, mas aí percebi q não seria preciso. a minha vida mudou e está mudando bastante! estou adorando essa nova fase, estou provando muitas coisas pra mim mesma, quebrando muitos preconceitos, me descobrindo e gostando mais de mim.
      seu blog é maravilhoso!!! estou devorando cada postagem.
      bjs!!

      Excluir